Um dos principais autores no decorrer da nossa pesquisa é Lev Manovich. Seus conceitos têm um papel primordial dentro do projeto de pesquisa, com seus trabalhos relativos a Interfaces, Software e Banco de Dados.
Abaixo estão os resumos dos textos:
What is Visualization? 2010: Manovich busca definir um conceito para “Visualização da informação”e busca também diferenciá-la de “Visualização Científica”. Comenta alguns exemplos de interfaces interativas.
Cultural Analytics: Visualing Cultural Patterns in the Era of “More Media”: Manovich fala da era que vivemos de 2004 para cá, chamada Era da Mais Mídia. Aborda a expansão da informação pelo mundo, com os trilhões de Url que o Google anda indexando, sobre ou outros trilhares de fotos no Flicker e de todo conteúdo que produzimos, copiamos, salvamos e analisamos.
How to Follow Global Digital Cultures, or Cultural Analytics for Beginners: Outra produção de Manovich que fala da expansão das novas mídias, principalmente na web. Fala muito sobre números de youtube, flicker, Google. Fala também sobre a organização dos sites de quinze anos atrás e os de hoje. Conceitos de Dados Culturais e Informações Culturais. Análises quantitativas e qualitativas de blogs culturais.
Visualizing Temporal Patterns In Visual Media: um breve resumo sobre os movimentos artísticos (cubismo, construtivismo, etc …). Manovich apresenta também a idéia de colocarmos culturas dentro de dados. Um pouco de análise cultural (gráficos com curvas), vendo como transformar os vídeos, imagens e textos em números representativos.
The Practice Of Everyday (Media) Life: Lev Manovich mostra que viramos uma sociedade muito mais produtiva do que consumista. Ele cita várias tecnologias e softwares free que permitiram essa mudança de estado (passivo – ativo). Um pouco de web 2.0 e mídias sociais.
Designing Shanghai, Or Why East Is The New West: resumo da viagem de Manovich à China. Relatos sobre a arquitetura oriental e por onde o design aparece.
What Comes After Remix?: uma análise crítica sobre a era REMIX, com exemplos de moda, web, música e outras formas de entretenimento. Fala também sobre os Mash-ups (programas como o auto-tune, que transformam falas e discursos em música).
Information as an Aesthetic Event: um artigo de Manovich sobre os designers de TI. Como eles fazem as interfaces? Ele procura mostrar as diferenças entre interfaces antigas e atuais, enfatizando a proposta de interfaces interativas da geração Y.
Understanding Hybid Media: uma posição de Manovich sobre as mídias híbridas, com os efeitos utilizados em vídeos, sites e imagens, mas principalmente vídeos independentes, feitos tanto para off quanto para online.
Alan Kay’s Universal Media Machine: Tem um trecho que fala em remidiação e função. Aborda novas mídias também.
After Effects, or Velvet Revolution Part 1: um resumo sobre os efeitos colocados em vídeos após eles serem feitos. As imagens em movimento, segundo Manovich, tomaram conta da década, com todos os seus efeitos 3D. Ressalta novamente as mídias híbridas.
After Effects, or Velvet Revolution Part 2: continuação do artigo acima. Traz a história das imagens em movimento, desde o seu primeiro uso (títulos de filmes) até os atuais (vídeos caseiros, filmes, teasers).
Import/Export: Design Workflow And Contemporary Aesthetics: esse artigo trabalha com a idéia dos parâmetros de interfaces que utilizamos para importar e exportar material digital. A resolução e principalmente as caraterísticas técnicas das máquinas são diferentes em dois lugares.
Jump Over Proust: um texto com objetivo de mostrar como podemos aproveitar as novas mídias para desenvolvermos nossas técnicas. Fala de Einsenstein, Godard e outros nomes conhecidos do cinema.
Behind the Screen: um breve texto sobre o trabalho de Dmitry Prigov na área da arte. Trabalha o conceito de meta-arte, desenvolvido por Alexei Shulgin.
On Totalitarian Interactivity: mais um texto sobre Alexei Shulgin. Desta vez, Manovich fala sobre a manipulação dos artistas e emissores, sendo ela a única forma de comunicação entre eles e os jogadores/leitores/usuários.
The Aesthetics of Virtual Worlds: Report from Los Angeles : Manovich aborda as tendências de estética no mundo virtual. As diferenças de imagens 2D/3D e as trajetórias dessas tecnologias.
Cinema/Telecommunication — Benjamin/Virilio: um texto de Manovich que fala de dois grandes nomes da literatura que tinham idéias e métodos parecidos. Fala também do rompimento causado pelos novos artefatos tecnológicos do cinema (Benjamin) e da telecomunicação (Virilio).
Caso queira ver a versão completa dos textos, clique aqui.