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Absolut Rock

Análise hot site Absolut Rock

A marca Absolut Vodka, originária da Suécia, tem por estratégia de comunicação, fazer ações que transformem o mundo através da criatividade. Desta forma, através de uma grande construção de branding, originada nos anos 80 pela TBWA, a Absolut foi legimada em todo mundo como uma marca contemporânea, que transgride os laços entre arte, publicidade, música, fotografia e design para vender um produto.

A icônica garrafa, muito explorada pela campanha que possuía o conceito ‘The Absolut Bottle’, gerou mais de 1.500 anúncios com a garrafa sendo o elemento principal, onde era reinventada, relida e reformulada por quem a interferice.

Em meados de 2006, a garrafa começou a possuir edições especiais, foram a Absolut Bling Bling (com estrutura dourada), Absolut Disco (com espelhos que lembravam um globo de luz), a Absolut Mascarade (com aplicações de lantejoulas) até a sua última expressão, a Absolut Rock, esta lançada recentemente, possui um envólucro de couro com aplicações de rebites, uma clara alusão à indumentária dos rockeiros.

Desta forma, o presente artigo pretende analisar o hotsite desta campanha, para que se vislumbre características visuais onde se concretiza a estratégia, e entender como a Absolut quer se comunicar com este específico segmento de mercado, além das possibilidades de remidiação encontradas neste portal.

Primeiramente, para imergir no site, deve-se digitar a data de nascimento, uma cobrança legal, para evitar a sedução de menores pela bebida. Após este, se inicia a navegação do site com um vídeo em preto e branco em formato wildscreen. Acordes de guitarras geram uma atmosfera documental, contudo, ao passar os acordes e algumas imagens,  sua abertura é  semelhante a exibições no cinema, onde ao iniciar o vídeo, o titulo surge, juntamente com o diretor e os personagens principais, neste caso, o fotógrado de rock consagrado Danny Clinch e a banda australiana Wolfmother.  Percebe-se portanto, a remidiação do cinema, seja no formato que o vídeo é apresentado (tela cheia e wildscreen) além do aspecto visual texturizado e reticulado do filme.

Abertura do site. fonte: absolut.com/rockedition . <extraído em 28/09/10>

introdução. fonte: absolut.com/rockedition . <extraído em 28/09/10>

introdução. fonte: absolut.com/rockedition . <extraído em 28/09/10>

texturização. fonte: absolut.com/rockedition . <extraído em 28/09/10>

Durante a exposição do vídeo, pode-se perceber uma hipermediação, onde um menu, característico de websites se alia a transmissão do vídeo, mesclando linguagens para uma maior transparência da mídia ‘original’.

vídeo e menu no alto do vídeo. fonte: absolut.com/rockedition . <extraído em 28/09/10>

Após esta abertura, o site oferece um menu exclusivo da campanha, onde o indivíduo pode conhecer detalhes da produção do filme, e quem são seus protagonistas. Aliado a tal menu, na parte inferior da interface, se encontra um box com os capítulos do documentário criado, onde é percebida uma remidiação com a formatação de DVD’s, que para auxiliar o receptor na escolha do conteúdo, que se divide em capítulos.

Há outros detalhes no vídeo que se pode perceber a respeito de remidiação, seja os botões que remidiam os players de música, a linha do tempo como em vídeos na web, (vimeo ou youtube) e até mesmo os contemporâneos hyperlinks em vídeos, inaugurados pelo You Tube.

fonte: absolut.com/rockedition . <extraído em 28/09/10>

Na opção de menu de navegação próprio da campanha, há o item Galeria, onde são mostradas as fotos retiradas durante a produção do filme. A interface desta galeria é semelhante a interface do site Flickr, logo, mais uma remidiação criada para facilitar a navegação do usuário.

galeria absolut rock. fonte: absolut.com/rockedition . <extraído em 28/09/10>

galeria flickr. fonte: flickr.com . <extraído em 28/09/10>

A campanha Absolut Rock foi lançada em 76 países, contudo, no Brasil, foram traçadas estratégias de marketing que foram além das fornecidas pela mantenedora. Aqui, a Absolut se uniu a marca de roupas Ellus, para criar uma coleção específica e direcionada para o público rocker. Sendo assim, mais uma vez, a marca se uniu a moda para auxiliar na venda de um produto específico. Para ilustrar esta união, também foi criado um vídeo, mas com tom mais institucional, onde os criadores desta ação explicitam o conceito e como isto se desbobrou para ambas as marcas.

analogia entre a moda e a edição especial, o ato de vestir a garrafa. fonte: absolut.com.br/rockedicao . <extraído em 28/09/10>

Uma das remidiações percebidas foi a semelhança com a estrutura tele jornalística, onde em determinado momento se representa o nome da pessoa que está falando no momento com uma faixa no inferior da tela representando o nome e a função da pessoa.

fonte: absolut.com.br/rockedicao . <extraído em 28/09/10>

interface do jornal da globo. fonte: youtube.com . <extraído em 28/09/10>

Ao construir a análise, se percebe as estratégias para atingir a remidiação através da dupla lógica proposta por Bolter e Grusin, a imediação e a hipermidiação, estes dois fenômenos são base para a remidiação, que só acontece quando ambas se fazem presentes, embora em proporções diferenciadas.

A imediação diz respeito a realidade virtual, que provoca a imersão, para que esta se concretize, é necessário que o meio se torne neutro, isto é, que o telespectador não seja capaz de perceber a presença do simulador.  Neste caso da Absolut Rock, esta se manifesta mais acentuadamente quando se inicia o site e acaba por se imergir em um universo através do filme representado, que possui características visuais representativas do cinema, e não de players de vídeos usuais do meio internet.

Portanto, a imersão fica condiciona a supressão da interface tradicional. Esta imediação transparente, muito louvada pelos projetistas, acontece quando a interface ‘apaga’ ela mesma, e o usuário não percebe os instrumentos tecnológicos que o circundam. Neste caso, há diversos momentos em que isto ocorre, como a exclusão dos menus da campanha para transmissão do vídeo, o navegador transita de uma interface característica da web, com menus hierarquizados e estruturados, que correspondem a alguns preceitos de Nielsen, para depois imergir no universo cinematográfico sem muito esforço e constraste.

Enquanto a imediação propõe um espaço visual unificado, a hipermediação oferece um espaço visual heterogêneo. Ao contrário da lógica da imediação, o objetivo da hipermediação é lembrar o telespectador da presença da interface do meio de comunicação. No hotsite da Absolut Rock, pode se perceber este conceito quando se compõe na interface a captulação do vídeo (originária dos DVD’s), os botões de player dos aparelhos de som, a linha de tempo dos vídeos online os hyperlinks nas imagens do vídeo, todos estes elementos, explicitados anteriormente, transitam na mesma interface compondo uma grande hipermediação. Uma característica fundamental dos sites da internet atuais.

Contudo, pode se perceber que a venda do produto é subliminarmente abordada neste hotsite, onde a estratégia é seduzir o espectador com conteúdo que é relevante para sua cultura, para os seus interesses. Tal abordagem valoriza o produto fazendo com que ele possua uma história, um enredo que é contado e criado para que o encanto surja naturalmente, pois explicita o conteúdo com uma linguagem que é própria do público rock’n’roll: tons preto e branco, sombrio, retro, underground, agressivo e Cult. Logo a estética construída facilita a objetividade e a lógica operativa na navegação, pois o usuário se identifica com a linguagem, o que torna confortável e atrativa a navegação, compondo a lógica do espetáculo.

Portanto, por mais que os elementos presentes na interface possam parecer por hora perturbadores, são projetados com graus de estabilidade que provocam o leitor mas sem causar desconforto, pois apresenta uma hierarquização com graus de permissividade de interação que fazem parte do background do público. Além do fato do vídeo inicial ser apenas em inglês e possuir um tom agressivo, o projeto leva em consideração o histórico de experiência do público, onde se supõe que pela faixa etária e experiências cosmopolitas, não faça enxergar isto como um problema de universalidade.

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